Nutrição

VAI UM SNACK?


Sempre ouvimos falar que devemos comer de 3 em 3h.

Na realidade, uma dieta polifracionada apresenta vários benefícios, tais como: manter os níveis de glicose no sangue, o que nos ajuda a ter mais energia para as várias tarefas ao longo do dia; a controlar o apetite para as próximas refeições e a ativar o metabolismo (ao digerir os alimentos), o que acaba por ser uma ótima aliada quando o propósito é promover a perda ou a manutenção do peso.

 

Como preparar snacks práticos, saudáveis e saciantes?

Existe a ideia de que os snacks mais práticos são aqueles que vêm embalados e logo prontos a comer. De facto, não existem dúvidas quanto à sua praticidade. Contudo, é importante haver uma leitura dos rótulos (ver artigo “Rótulos - 3 passos para fazer escolhas alimentares mais informadas”) destes alimentos e preferir aqueles que cumpram com os parâmetros saudavelmente aceitáveis, o que por vezes, é um desafio encontrá-los!

 

Devemos, por uma questão de saúde, privilegiar os alimentos menos processados, o que acabam por ser também práticos de levar para qualquer lado (ex: fruta, frutos secos, bolachas de milho ou de arroz…). Nesse sentido, comermos apenas um alimento (ex: 1 peça de fruta ou 1 iogurte) pode fazer com que, passado pouco tempo, voltemos a sentir fome.

 

O truque para preparar snacks práticos, saudáveis e saciantes é fazer combinações com, pelo menos, 2 alimentos com características nutricionais diferentes.

Veja as nossas sugestões abaixo:

- 1 dose de fruta fresca + 1 dose (30g) de frutos secos (naturais)

- 1 dose de fruta fresca + 1 iogurte magro não açucarado (ver no rótulo:

- 1 iogurte magro não açucarado (ver no rótulo:

- 1 iogurte magro não açucarado (ver no rótulo:

- Sandwich com 2 bolachas de milho ou de arroz (s/ sal) + 1 queijo triangular light

- 1 queijo fresco + 4 tomates cherry (opcional: preparar tudo num prato e polvilhar com orégãos)

- 1 ovo cozido + palitos de cenoura crua

- Papas de aveia, de quinoa, de millet ou bulgur

- 1 fatia de pão (de preferência escuro) com requeijão

 

Truque para os dias de trabalho:

Leve os seus snacks para o próprio dia com as respetivas porções para cada refeição, ao invés de comprar vários snacks para uma temporada e deixar no seu local de trabalho.

 

NOTA: as quantidades devem ser ajustadas de acordo com os objetivos e as necessidades energéticas de cada pessoa.



Maio 2020