Nutrição

ÁGUA - UM BRINDE À SUA SAÚDE


Todos nós já ouvimos falar de que a água é essencial à vida!

O certo é que a maior parte do nosso corpo é constituído por água.

A água é fundamental para praticamente todas as funções que ocorrem no nosso organismo, sendo especialmente importante na regulação da temperatura corporal.

Mas há mais: “Sabia que, muitas das vezes que nos sentimos cansados ou com dores de cabeça, tudo isto poderia ser amenizado se bebêssemos um bom copo?”

É verdade! Além de prevenir uma série de patologias, mantermo-nos bem hidratados permite-nos ainda estar com mais foco, maior concentração e atenção, maior capacidade de memória e de aprendizagem e, ajuda-nos ainda, ao nosso bom humor!

 

Uma vez que estamos constantemente a perder água (quer através da urina, fezes, respiração, transpiração…) é muito importante irmos repondo, ou seja, irmos bebendo ao longo do dia.

 

Mas afinal, é 1, 1,5 ou 2L de água que devemos beber por dia?

Depende de pessoa para pessoa!

A quantidade de água diária necessária depende do género, da composição corporal, da prática de atividade física diária, da temperatura ambiente, se estamos perante uma situação de doença, entre outros fatores.

Contudo, existem guidelines gerais para o consumo de água (ver tabela abaixo).

Como saber se estamos bem hidratados?

Uma boa forma de vermos se estamos hidratados é através da primeira urina da manhã. Esta deve ser incolor e sem cheiro. Por outro lado, se tiver uma cor e cheiro forte, é um indicador que devemos aumentar a nossa ingestão hídrica.

Outros sinais associados à desidratação são: sede, cansaço, dor de cabeça, perda de capacidade de concentração, atenção e memória. Devemos aumentar a ingestão de líquidos nestas situações.

 

Truques para “criar o hábito de beber água” ao longo do dia

Deixar o jarro da água em cima da mesa da cozinha ou em cima da secretária onde trabalha, ou até mesmo recorrer ao auxílio de apps, são estratégias que lhe podem ajudar a aumentar o seu consumo de água.

 

Beba água! Faça um brinde à sua saúde!



Maio 2020